Unidos de Vila Isabel contará história de Viamão no Carnaval de Porto Alegre

A Unidos de Vila Isabel, do Grupo Especial de Porto Alegre, apresentará na sexta (17), primeiro dia de desfiles no Porto Seco, o enredo "Ibia Mon – Minha história, Minha Raiz". O tema foi composto por Aryzinho, Sérgio Aguiar e Zé Ivo e contará a história da cidade de Viamão, na Região Metropolitanda de Porto Alegre.

“Mostraremos o início da colonização da cidade, com a chegada dos índios, dos brancos e negros, passando pela parte histórica, como a Guerra dos Farrapos e a construção da Igreja Matriz. E falando, claro, da alegria do povo de hoje”, afirma Segundo Juarez de Souza, presidente da escola.

O presidente adiantou as principais atrações que o público poderá conferir no Porto Seco. “Os Caminhos de Viamão, a Igreja Matriz e o Morro do Farol de Itapuã estarão representados em nossos carros. Embora nosso enredo seja histórico, a leitura será muito fácil, pois os elementos estarão bem representados”.


As fantasias e alegorias estão em ritmo adiantado, conforme Souza: “Estamos em um bom compasso. Pretendemos encerrar tudo dois ou três dias antes do desfile”. Os ensaios técnicos da escola estão ocorrendo aos domingos, às 18h, na quadra (Rua Marcelino Pacheco, 131, bairro Santa Isabel).

O desfile das escolas do Grupo Especial será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro, com transmissão da RBS TV. Este ano, o grupo conta com 10 escolas: Acadêmicos de Gravataí, Bambas da Orgia, Embaixadores do Ritmo, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte, Protegidos da Princesa Isabel, Restinga.

Samba-enredo

Ibia Mon – Minha história, minha raiz
Aryzinho, Sérgio Aguiar e Zé Ivo

Acende o farol a Vila vai passar
No balanço dessa festa popular
Sou Vila Isabel, seu filho fiel
Vou cantar

Uma linda história de amor
Vivo esse sonho colorido
Nesse solo consagrado
Terra abençoada, Ibia-Mon querido
O índio foi primeiro nesse chão
Brancos e negros com fé e devoção
Construíram a matriz patrimônio do país
Nossa Senhora da Conceição

Olha quanta beleza da flora
As águas dos rios, a fauna
Um cenário fascinante paraíso natural
Meu cartão postal

Na riqueza do caminho
Tropeiros, passagens, memórias
A revolução de alma e paixão
Trincheiras, batalhas e glórias
Já fui capital herdei a tradição
Eu tenho raiz, folclore e cultura
Sou a miscigenação
E quero mostrar ao mundo inteiro
O orgulho de ser Viamão

Amigos

Relatório da Conferência Municipal de Cultura de Viamão - Clique aqui